terça-feira, 21 de agosto de 2007

Pão de Açucar High-Tech

A matéria da Info mostra o que a unidade Iguatemi da rede Pão de Açucar fez para atrair a alta clientela dos jardins.

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Pão de Açúcar adota RFID e carrinhos com GPS



O Pão de Açúcar abre esta semana unidade em São Paulo que aplica vários recursos de TI no ponto de venda.


Chamada pelo Pão de Açúcar de “loja diferenciada”, a nova
unidade fica dentro do shopping Iguatemi, nos Jardins, em São Paulo, e
terá 940 m² de área de vendas. A abertura para o público acontece nesta
terça-feira (21).


Uma das características da loja é o uso de carrinhos PSA
(Personal Shopper Assistent). Os carrinhos tem navegador GPS que ajuda
o usuário a se localizar dentro da loja e a encontrar mais rapidamente
os produtos que procura.


O PSA computa os itens adicionados ao carrinho, permitindo ao
consumidor prever o valor total de sua compra. Os dados são exibidos
num monitor LCD acoplado ao carrinho (foto ao lado).


A rede adotou telões de plasma de 42´´ para exibir ofertas,
informações aos consumidores e filmes publicitários dentro da loja. Ao
longo dos 940 m² de área de vendas, o Pão de Açúcar distribuiu
quiosques digitais desenvolvidos pela IBM.


No quiosque, o usuário pode digitar o nome de um item que
procura e descobrir sua localização, preço, características, receitas
que levam este item e outras informações relacionadas.


Segundo a rede varejista, todos os vinhos vendidos na adega da
loja estão acompanhados de etiquetas RFID. Os chips permitem que o
caixa leia o preço destes itens à distância, dispensando o comprador de
retirá-los do carrinho.


As etiquetas conterão ainda informações sobre procedência do
vinho, tipo de uva usada, safra, preço, etc. Para visualizar as
informações, o consumidor deve aproximar a garrafa de um dos quiosques
multimídia da loja. Ao todo, a loja exibirá 365 tipos de vinho, 200
deles importados.


O ponto de venda contará ainda com balanças digitais. Ao pesar
as frutas, o usuário poderá visualizar num monitor informações sobre a
fruta, valores nutricionais e até imprimir sugestões de receita que
levam a fruta.


A rede também implementou novos recursos no check-out. As
esteiras do caixa são capazes de ler etiquetas RFID e códigos de barra
dos itens, mesmo quando eles estão em movimento, o que agiliza o
pagamento. No balcão de cada check-out haverá dois monitores, um
voltado para o operador e outro para o consumidor.


Os caixas são operados por meio de recursos de touch screen no monitor. Segundo o Pão de Açúcar, este recurso agiliza em 30% o tempo de atendimento.


Além dos recursos de TI, a loja optou por arquitetura diferente
dos demais pontos de venda da rede, com prateleiras dispostas em
diagonal e uso de piso e materiais que criem um aspecto futurista no
ambiente.


Segundo a rede, R$ 3,9 milhões foram investidos na unidade. Para
implementar os recursos de TI, o Pão de Açúcar comprou soluções da
Microsoft, IBM, Unisys, Bematech/Gemco, Megamídia, Toledo, Intermeq RR
Etiquetas, Cisco, Itautec, Software Express, Vertigo, VituralGate e CA.



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