quarta-feira, 9 de maio de 2007

Enciclopédia da Vida

Espero que seja gratuito, como o Wikipedia.

"Por Alister Doyle

BONN, Alemanha (Reuters) - De maçãs a zebras, todas as 1,8 milhão de espécies de plantas e animais conhecidas pelo homem serão listadas em uma "Enciclopédia da Vida" na Internet, em um projeto de 100 milhões de dólares, anunciaram cientistas.

O projeto de 10 anos de duração, lançado com verba inicial de 12,5 milhões de dólares oferecida por duas fundações sediadas nos Estados Unidos, pode ajudar todo mundo, de crianças pesquisando para suas lições de casa de biologia a governos que estejam planejando como proteger espécies ameaçadas.

"A Enciclopédia da Vida planeja criar um verbete para todas as espécies que tenham nome científico", disse James Edwards, diretor executivo do projeto, à Reuters. "No momento, o total é de 1,8 milhão".

A enciclopédia de acesso gratuito se concentrará especialmente em animais, plantas e fungos, e incluirá micróbios em um segundo estágio, combinando textos, fotos, mapas e vídeos em formato comum para cada verbete. A expansão da Internet nos últimos anos tornou possível esse projeto multimídia.

As páginas de demonstração, em http://eol.org, incluem verbetes sobre ursos polares, arroz, cogumelos venenosos e um caranguejo com patas peludas localizado recentemente no Pacífico Sul.

"O projeto trata de fornecer acesso à informação para todos", disse à Reuters Jesse Ausubel, presidente do projeto e funcionário da Rockfeller University, em Nova York.

A enciclopédia aproveitará bancos de dados existentes sobre mamíferos, peixes, pássaros, anfíbios e plantas. O inglês será utilizado inicialmente, com traduções posteriores para outros idiomas.

Edwards disse que o projeto oferecerá uma vista geral da vida na Terra por meio do que ele chama de "macroscópio" --o oposto de microscópio, em geral, utilizado pelos cientistas.

Novas espécies serão acrescentadas à medida que sejam identificadas. Edwards afirmou que o total de espécies no planeta pode atingir uma marca entre 8 milhões e 10 milhões, acrescentando que as estimativas quanto ao total variavam de cinco milhões a 100 milhões. Espécies fósseis também poderão ser acrescentadas à enciclopédia, no futuro."

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial