terça-feira, 8 de maio de 2007

Livro de ficção científica inglês se passa no Brasil

O inglês Ian McDonald resolveu ambientar sua obra de ficção científica nas nossa terras. A crítica elogia a obra como um ótimo trabalho histórico, contendo até a narrativa de uma partida de futebol. Uma prévia em pdf, bastante longa e em inglês, por ser encontrada aqui.


Segue a matéria da Omelete:

"Um empresário que descobre uma nova tecnologia capaz de transformar o ambiente de vigilância total da São Paulo do futuro. Um missionário jesuíta que deve impedir um padre renegado na Amazônia do século XVIII.

Brasyl, o novo livro do escritor britânico Ian McDonald, escolhe três momentos da história brasileira para criar uma complexa trama envolvendo computadores quânticos e universos paralelos. A ficção científica com ingredientes tupiniquins foi lançada recentemente e já arranca elogios da crítica estrangeira.

Em entrevista à revista Locus, especializada em sci-fi, o autor fala um pouco da obra:

"A final da Copa do Mundo de 1950, em 16 de julho, é uma data marcada pela vergonha no Brasil. Futebol não é questão de vida ou morte para os brasileiros; é mais importante que isso, como dizem. Eles haviam construído um estádio novo com 100 mil lugares e eram os favoritos, então a derrota pro Uruguai - quando o goleiro tropeçou e perdeu a bola - é um ponto-chave na história brasileira. Os brasileiros fizeram dezenas de filmes onde pessoas voltam no tempo para tentar mudar os resultados da final. Meu livro Brasyl se passa no (ou no que parece ser o) Brasil contemporâneo, na São Paulo de 2032 e em 1732, poucos antes dos jesuítas serem mandados embora. Tem a ver com a forma como a computação quântica abre múltiplos universos paralelos - em alguns dos quais o Brasil ganhou a Copa do Mundo e em outros nas quais perdeu. E, é claro, várias outras opções."

O livro foi lançado este mês pela editora Pyr, e custa 25 dólares. Será que vai despertar o interesse das editoras brasileiras, que nunca trouxeram o trabalho de McDonald para cá? "

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial